- WebMaster Sousa Faria
Porto, Cidade Património Mundial
Updated: Nov 27, 2020

A cidade do Porto foi, recentemente, considerada pela National Geographic Traveller como a experiência cultural mais imperdível para 2021 (“e mais além”) em todo o mundo. Uma honra que acontece dias depois de ter, também, sido eleita a melhor cidade pequena do mundo pela revista internacional Monocle, que a classificou como “um florescente centro criativo”, e de ter vencido os World Travel Awards – os “Oscares” do Turismo – na categoria de Best City Break da Europa.

Eleito melhor destino europeu por três vezes (2012, 2014 e 2017), o Porto é uma cidade de rio e mar, hospitaleira, simultaneamente conservadora e contemporânea. Características a que se soma um património arquitetónico, paisagístico, gastronómico e humano único, fazendo dela um destino inesquecível.
Desde os tempos da ocupação romana, que remonta ao século I a.C., o Porto sempre foi uma cidade de vocação comercial.
No século XIV, o Porto era já uma grande e importante cidade, caracterizada pela intensa atividade mercantil e pelo poder eclesiástico. Foi por esta altura que a cidade cresceu ao longo da margem do rio Douro, em grande parte devido às atividades comerciais e marítimas, começando a estender-se para fora da muralha (Cerca Velha) que delimitava a Sé do Porto.

Ainda nesse século, começou a ser construída a Cerca Nova, hoje conhecida como Muralha Fernandina. Uma pequena parte dela ainda existe, permitindo uma mágica viagem no tempo a todos aqueles que a observam desde o miradouro da serra do Pilar, na margem oposta, ou da Ponte Luiz I, uma majestosa construção metálica construída no final do século XIX.

A cidade desempenhou um importantíssimo papel no desenvolvimento naval do país, graças aos seus estaleiros e ao papel desempenhado pelo Infante D. Henrique, personagem fundamental da História de Portugal ao ser o responsável pela organização das viagens à costa de África e por inúmeras expedições marítimas que foram ponto de partida para a grande epopeia dos Portugueses.
Foi neste período, por alturas do século XV, que os habitantes do Porto ganharam a alcunha de “Tripeiros”, num episódio que define bem o caráter das suas gentes.
Em 1415, quando a armada portuguesa se preparava para a conquista de Ceuta, no norte de África, a população do Porto ofereceu aos combatentes toda a carne que possuía, ficando apenas com as tripas para se alimentarem. Desse episódio resultou não só a alcunha, mas também a invenção do prato que ainda hoje faz parte da tradição gastronómica da cidade: as Tripas à Moda do Porto.

A cidade sempre teve uma íntima relação com o seu rio, servindo, atualmente, também como um ponto de partida para a região do Douro, também ela Património Mundial e origem do mundialmente famoso Vinho do Porto.
Em 1996, perante a grande riqueza histórica, patrimonial e cultural, a Unesco conferiu ao Porto o estatuto de Cidade Património Mundial.
Atualmente é uma cidade visitada por milhares de turistas, que se encantam com o traçado sinuoso e pitoresco das ruas do Porto, as suas excelentes praias e esplanadas, as admiráveis igrejas e monumentos e o modernismo inconformista dos novos edifícios contemporâneos de arquitetos mundialmente premiados.
Para além de história e cultura, o Porto é também lazer, diversão e vida noturna, bem como um destino de eleição para congressos e eventos.
Eis alguns inúmeros locais da cidade que qualquer visitante deverá conhecer:
· Alfândega do Porto
· Cadeia da Relação – Centro Português de Fotografia
· Café Majestic
· Casa Almeida Garrett
· Casa da Música
· Casa de Serralves e Museu de Arte Contemporânea
· Casa do Infante
· Casa Museu Guerra Junqueiro
· Caves de Vinho do Porto (V. N. Gaia)
· Centro Histórico e Praça da Ribeira
· Convento de São Bento da Vitória
· Estação de São Bento
· Estádio do Bessa
· Estádio do Dragão – Museu do FC Porto
· Funicular dos Guindais
· Igreja e Torre dos Clérigos
· Jardim do Passeio Alegre
· Jardins do Palácio de Cristal
· Livraria Lello
· Miradouro da Serra do Pilar (V.N. Gaia)
· Miradouro da Vitória
· Miragaia
· Museu das Marionetas do Porto
· Museu de Arte Sacra
· Museu do Carro Elétrico
· Museu do Vinho do Porto
· Museu Nacional da Imprensa
· Museu Nacional Soares dos Reis
· Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
· Paço Episcopal
· Palácio da Bolsa e Salão Árabe
· Palácio do Freixo
· Parque da Cidade
· Ponte Luiz I
· Ponte Maria Pia
· Praias do Porto
· Rua Galerias de Paris
· Rua Miguel Bombarda (Galerias de Arte)
· Sé Catedral do Porto
· Teatro Nacional de São João