Lisboa, A cidade que encanta!

Updated: Dec 29, 2020


Foto: nathsegato/Pixabay

Cidade cosmopolita e capital de Portugal, a história de Lisboa sempre esteve ligada à sua posição geográfica, que se revela estratégica na relação da Península Ibérica com o oceano Atlântico.

A fundação do povoado perde-se nos tempos e nas lendas, existindo diversos achados arqueológicos que comprovam a presença dos fenícios cerca de 1200 anos a.C., além de vestígios que remontam ao período Neolítico.

Estamos, portanto, perante uma das cidades mais antigas do mundo, por onde passaram também celtas, gregos, romanos e mouros.

Após a ocupação romana, em que Lisboa se chamava ‘Olissipo’, a cidade foi invadida pelos árabes, que lhe chamaram ‘Al-Ushbuna’, mantendo-se como importante ponto de comércio, designadamente com vista às trocas de bens para países como Marrocos, Tunísia ou Egito.

No século X, Lisboa era uma das maiores cidades da Europa, com cerca de 100 mil habitantes, maior mesmo do que Londres ou Paris.

Aos poucos, os mouros foram introduzindo a sua cultura, sendo por esta altura que nasce Alfama, hoje o bairro mais típico da cidade, e são construídas as primeiras fortalezas do Castelo de São Jorge, um dos seus principais pontos turísticos.